Cuidados com a saúde ocular a partir dos 60 anos
Com o envelhecimento, nossa visão pode sofrer várias alterações. Ao contrário de outras partes do corpo que perdem a capacidade e não notamos, é mais fácil perceber quando a nossa visão não é mais a mesma. Confira neste texto alguns cuidados com a saúde ocular na maturidade.
A primeira mudança que notamos é a presbiopia ou vista cansada, que aparece após os 40 anos, reduzindo a visão para perto na leitura e exigindo o uso de óculos.
Com o passar do tempo a acomodação visual piora progressivamente causando aumento do grau dos olhos e por volta dos 60 anos pode surgir a Catarata devido a opacificação do cristalino, que é a lente interna do nossos olhos e que sofre um processo degenerativo. Isso faz com que a visão fique turva e nublada sendo a principal causa de diminuição da visão na maturidade. Felizmente a Catarata é curável com cirurgias de alta tecnologia, onde são implantadas lentes que permitem o retorno total da visão com possibilidade de eliminar o uso de óculos.
Alterações visuais devido a síndrome do olho seco também são frequentes já por volta dos 50 anos, há uma piora na quantidade e qualidade da lágrima produzida pelos nossos olhos. O clima seco, fatores hormonais e alguns medicamentos, contribuem para o ressecamento ocular.
Doenças como Diabetes e Hipertensão arterial podem causar danos à visão. O Diabetes afeta de forma mais acentuada quando aparece em indivíduos jovens, o surgimento após os 60 anos tende a ser mais leve em relação aos danos causados a Retina.
O Glaucoma é outra patologia comum após os 60 anos, desencadeada pelo aumento da pressão intraocular com consequências diretas ao nervo óptico e ao campo de visão periférica, podendo levar a cegueira irreversível caso não tratado a tempo.
As Degenerações da Retina podem ser observadas são observadas geralmente após os 70 anos e causam perda da visão central, devido a alterações na região Macular da Retina. A evolução pode ser mais lenta, porém em alguns casos a piora da visão pode ser rápida com necessidade de tratamento imediato.
A parte estética dos olhos também é importante, as bolsas pálpebrais que aparecem com a idade devido a flacidez da pele podem atrapalhar e cansar a visão. Cirurgias plásticas corretivas são indicadas nesses casos e melhoram o aspecto e autoestima.
Muitos casos de acidentes domésticos, quedas e atropelamentos em idosos são causados por problemas de visão. Há também casos de isolamento e depressão em pessoas com dificuldades visuais. A prevenção ainda é a melhor forma de evitar as doenças oculares. Consultas regulares com o Oftalmologista são fundamentais. O uso de óculos com filtro ultravioleta desde a juventude, exercícios físicos regulares, alimentos saudáveis e suplementos vitamínicos específicos ajudam a retardar o envelhecimento dos nossos olhos. Evitar esfregar os olhos, manter as mãos sempre limpas ao tocar a região ocular são cuidados simples, mas importantes.
Sabia mais sobre a saúde ocular na maturidade na nossa 4ª live da série “Bem-vinda, longevidade com qualidade” com o médico oftalmologista Paulo Paccola.
O encontro on-line faz parte da série “Bem-vinda, longevidade com qualidade”, que acontece semanalmente, e conta com a mediação dos médicos fundadores Bem te quero 60+ Vinícius L. E. de Faria e Julia De Stéfani Cassiano.
Quer assistir às lives anteriores?
1ª Cuidados com a saúde mental após os 60 anos, clique aqui para assistir.
2ª Alimentação saudável e perda de peso para o público maduro, clique aqui para assistir.
3ª Gerontologia e Geriatria: qual a diferença? Clique aqui para assistir.
Boa noite tenho catarata e não estou enxergando quase nada vou ao oftalmologista dia 09/02 estou com muito medo dele dizer que não dá pra fazer mais a cirurgia é possível por favor me responda estou apavorada obrigada