Alimentação saudável e perda de peso para o público maduro

Na segunda live da série “Bem-vinda, Longevidade com qualidade” a nutricionista Roberta Taveira falou sobre a importância do planejamento alimentar, alimentação saudável e perda de peso para o público maduro (60+).

A busca por uma alimentação saudável tem sido o objetivo de muitos brasileiros após a instalação da pandemia Covid-19. Segundo o estudo NutriNet Brasil, do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (USP/SP), durante a pandemia houve mudanças no hábito alimentar, com crescimento no consumo de frutas, hortaliças e leguminosas, com frequência de 40,2% para 44,6% durante a pandemia.

“Falar sobre alimentação é fundamental em todas as idades, em especial, para o público maduro, uma vez que com o avançar da idade há uma tendência em diminuir o consumo dos grupos alimentares de carnes e frutas, sendo essas, fontes de proteínas e vitaminas essenciais para formação e manutenção das massas óssea e muscular”, destaca a nutricionista. 

Para Júlia de Stéfani, co-fundadora da bem te quero, a preocupação em consumir alimentos saudáveis é também uma importante forma de melhorar a reserva imunológica e assegurar a manutenção das capacidades funcionais na maturidade. “O planejamento alimentar adequado e uma alimentação equilibrada são fundamentais para uma vida com qualidade. Por isso, nossa série de lives irá trazer também algumas orientações para a conquista desse equilíbrio alimentar pelo público maduro”, conta Júlia. 

Confira algumas dicas importantes para uma alimentação mais saudável:

  1. Não faça dietas radicais: grandes restrições estão associadas a deficiências nutricionais. Se busca por emagrecimento, este deve ser muito bem gerenciado e acompanhado para não haver aceleramento de perda muscular;
  2. Evite açúcar: troque bebidas gaseificadas por sucos naturais, doces industrializados por frutas ou doces mais saudáveis, açúcar por adoçantes naturais;
  3. Consuma proteínas: é fundamental ter boas fontes desse nutriente em todas as refeições (ovos, leite e derivados, carnes, leguminosas);
  4. Cuidado com os carboidratos: o consumo deve ser equilibrado com boas fontes de proteínas e gorduras, e dê preferência para os enriquecidos com fibras ou integrais;
  5. Garanta o cálcio, a vitamina D e o magnésio: componentes indispensáveis para a regeneração óssea e função muscular;
  6. Aposte nos antioxidantes – vitamina A, vitamina E, vitamina C: que são capazes de neutralizar radicais livres e manter a saúde celular. Fontes alimentares: legumes, verduras e frutas. 

Na nossa plataforma, o público maduro pode encontrar profissionais e serviços especializados em longevidade, tanto na área da saúde como também nas áreas de lazer, entretenimento, transporte, desenvolvimento pessoal, entre outras possibilidades. É uma rede de contato com profissionais e prestadores de serviços dedicados a cuidar da saúde e bem-estar de pessoas que querem continuar ativas. 

A série de lives “Bem-vinda, longevidade com qualidade” acontece semanalmente no pelo Instagram @bemtequero60 e conta com a participação de especialistas de diferentes áreas para estimular a longevidade com qualidade de vida. 

2 Respostas para “Alimentação saudável e perda de peso para o público maduro”

Deixe um comentário