Cuidados com a saúde mental após os 60 anos

O primeiro encontro da série “Bem-vinda, longevidade com qualidade” debatemos a importância dos cuidados com a saúde mental após os 60 anos de idade, com a neuropsicóloga Maria Carolina Fontana com psicogeriatra Vinícius Faria.

O tema que ganhou ainda mais relevância diante dos desafios impostos pela Pandemia. Segundo a neuropsicóloga, as limitações e os sentimentos trazidos pelas transformações do processo natural de envelhecimento podem desencadear sensações desafiadoras e uma série de alterações emocionais, psíquicas, físicas e sociais. Processos de luto, aposentadoria, perdas cognitivas, dificuldades de relacionamento, perda de vitalidade e a perda de papéis sociais são alguns dos desafios inerentes vivenciados por quem já passou dos 60 anos.

“A forma com que lidamos com essas questões é o que contribui para um envelhecimento saudável ou para o surgimento de problemas de saúde mental. Se essas questões não forem trabalhadas da maneira adequada há uma grande chance das emoções negativas estimularem o aparecimento de quadros depressivos, transtornos de ansiedade, vícios, entre outros problemas psicológicos”, explica Maria Carolina Fontana.

Para reverter o quadro, a neuropsicóloga orienta fazer algumas mudanças no dia a dia, como manter uma boa noite de sono; praticar atividade física, afinal cuidar do corpo também ajuda a cuidar da mente; fazer coisas que trazem satisfação e bem-estar; criar uma rotina saudável com horários e atividades bem definidas para ajudar na organização, além de acompanhamento psicológico, fundamental para o cuidado com a saúde mental e que traz inúmeros benefícios.

Neuropsicóloga Maria Carolina Fontana.

Na plataforma Bem Te Quero 60+, o público maduro pode encontrar profissionais e serviços especializados em longevidade, tanto na área da saúde como também nas áreas de lazer, entretenimento, transporte e desenvolvimento pessoal, entre outras possibilidades. É uma rede de contato com profissionais e prestadores de serviços dedicados a cuidar da saúde e bem-estar de pessoas que querem continuar ativas. 

3 Respostas para “Cuidados com a saúde mental após os 60 anos”

  1. Iniciativa maravilhosa! Não quero perder está linda live composta por pessoas inteligentes, de excelência profissional peocupados com os idosos e sempre prepararando eventospara ver os idosos felizes! Obrigada dr. Vinicius e a tds que participa deste evento!)😇😇😇

Deixe um comentário