A minha perda auditiva tem tratamento?

Os sinais da perda auditiva podem aparecer lentamente ao longo dos anos – fica mais difícil ouvir e compreender as conversas em grupos e os sons dos aparelhos audiovisuais, como a televisão. Em alguns casos, pode surgir também um incômodo zumbido no ouvido. A perda auditiva não acontece do dia para a noite, e, por isso, é muito importante saber identificar os sintomas e o momento de procurar tratamento antes que o problema se intensifique.

A perda auditiva é classificada em quatro tipos principais, de acordo com a gravidade da situação:

  • Perda auditiva leve: a pessoa não consegue ouvir alguns ruídos ou alguém falando em locais mais barulhentos. Este tipo de perda auditiva não afeta tanto a comunicação em lugares silenciosos, mas dificulta em ambientes ruidosos.
  • Perda auditiva moderada: é caracterizada pela dificuldade em ouvir sons e ruídos comuns do cotidiano, como pessoas falando ou cachorros latindo, por exemplo. Neste estágio, a pessoa pode precisar ler os lábios para entender completamente o que o outro está falando.
  • Perda auditiva severa: a maior parte dos sons do dia a dia não podem mais ser percebidos e comunicar-se com outras pessoas vira uma tarefa bem complicada.
  • Perda auditiva profunda: é possível escutar apenas sons muito altos, acima dos 97 decibéis.

Em todos os tipos de perda auditiva, o uso de aparelhos é a melhor opção de tratamento – mesmo naqueles leves! Os dispositivos melhoram a qualidade de vida do usuário em todos os aspectos, melhora a comunicação com as pessoas, reduz o estresse relacionado à incapacidade de ouvir e participar de conversas e ainda auxilia na preservação das habilidades cognitivas e mantém o cérebro ativo. Por isso, se você está com dificuldade de ouvir, fique tranquilo(a): existe tratamento sim!

A Fonoaudióloga Thais Danelon, da Reviver Soluções Auditivas, é especialista em audiologia e capaz de auxiliar o melhor aparelho de acordo com o grau de perda auditiva, necessidades e estilo de vida de cada pessoa. Com exames detalhados e um acompanhamento estruturado com todas as orientações e orientações necessários para a adaptação, o processo de reabilitação auditiva fica muito mais simples e prazeroso. Procure o botão QUERO ENXERGAR OU OUVIR MELHOR e agende uma avaliação com ela!

Deixe um comentário