Os problemas de visão mais comuns que atingem pessoas 60+

Com a chegada da maturidade, muitas pessoas começam a se queixar de problemas na visão: dificuldades de “enxergar de perto”, visão cansada ou embaçada, coceira e sensação de olho seco são algumas das reclamações dos 60+. Esses problemas estão relacionados ao envelhecimento do organismo e alterações das estruturas dos olhos, impactando diretamente na autonomia e execução das tarefas do dia a dia. Por isso, independentemente do tipo da doença ocular, o tratamento correto feito por um profissional é a única maneira de evitar o agravamento e até mesmo a cegueira.

As principais alterações de visão que acontecem com o passar da idade são cataratas, degeneração macular, retinopatia diabética e glaucoma. Entenda mais sobre cada uma delas:

  • Catarata: de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é a segunda maior causa de cegueira no mundo, ficando atrás do glaucoma, e pode aparecer com mais frequência a partir dos 40 anos de idade. Ela acontece quando o cristalino (lente natural do olho) fica opaco, causando visão turva ou embaçada, muita sensibilidade à luz, mudança na percepção das cores, entre outros sintomas.
  • Degeneração macular: também chamada de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), essa condição afeta a parte da retina responsável pela visão central – a mácula. Além da idade, outros fatores podem interferir no desenvolvimento da doença, como predisposição genética, exposição à luz do sol, tabagismo, obesidade e hipertensão.
  • Retinopatia diabética: lesão nos pequenos vasos da retina causada pela hiperglicemia A progressão da doença pode ser prevenido quando há o controle adequado dos níveis de açúcar no sangue.
  • Glaucoma: a doença atinge o nervo óptico do olho e é associada ao aumento da pressão intraocular.

O tratamento cirúrgico é a melhor opção para reverter os danos de alguns desses quadros, especialmente as cataratas. O procedimento consiste na substituição da lente natural danificada por uma lente artificial, capaz de restabelecer e recuperar a função perdida. No site da Bem te quero 60+, é possível agendar uma avaliação com o Dr. Paulo Paccola, médico oftalmologista com ampla experiência nas técnicas mais modernas para a cirurgia de correção de catarata. No seu consultório, o Dr. Paulo utiliza aparelhos de última geração, como o Centurion System e Femto Laser, que resultam em maior estabilidade, melhor controle da pressão intraocular e maior sincronia entre a velocidade de irrigação do cristalino, tornando a cirurgia mais segura, eficaz, com menor risco de complicações e redução do tempo de recuperação.

Volte a enxergar com mais clareza e qualidade! Clique aqui para marcar uma avaliação com o Dr. Paulo!

Deixe um comentário