Gerenciamento do envelhecimento: como amadurecer com mais saúde e bem-estar

O processo de amadurecimento traz mudanças consideráveis para o corpo e mente, podendo provocar alterações na imunidade, massa muscular e densidade óssea, por exemplo. Mas, mesmo com todas essas transformações, é muito importante desconstruirmos o estereótipo ultrapassado de que envelhecer é sinônimo de sentir dores e desconfortos diários! Os maduros de hoje revolucionaram a maturidade e não fazem mais jus à imagem que foi criada deles – eles são ativos, utilizam a tecnologia, viajam, namoram, trabalham e fazem muitos planos para o futuro.

O gerenciamento do envelhecimento é uma abordagem que traz um novo olhar sobre o envelhecer: o objetivo é incentivar a qualidade de vida, saúde e bem-estar das pessoas em todos os aspectos para que elas possam desfrutar da maturidade da melhor maneira. As principais estratégias para isso incluem:

  • Acompanhamento com profissionais da saúde: Consultar regularmente e monitorar a sua saúde é fundamental não só na maturidade, mas durante toda a vida! A realização de exames de rotina (como mamografia, colonoscopia e exames de sangue) auxilia no diagnóstico e tratamento precoce de doenças.
  • Prática de exercícios físicos: A atividade física é capaz de melhorar a flexibilidade, controlar a pressão arterial, e níveis de insulina no sangue, fortalecer a musculatura e prevenir quedas.
  • Alimentação saudável: O consumo de frutas, legumes, fibras, gorduras saudáveis e alimentos variados com os nutrientes necessários para o funcionamento do corpo humano proporciona melhor ação do sistema imunológico, promove a saúde óssea e melhora das funções cerebrais, além de auxiliar na prevenção de doenças.
  • Manter o cérebro ativo: Aprender coisas novas, ler e praticar atividades que estimulem o cérebro ajuda a conservar todas as funções cognitivas do cérebro.
  • Cuidar da saúde mental: Tão importante quanto cuidar da saúde física é saber lidar com as nossas emoções e sentimentos! Procurar ajuda profissional e apoio emocional faz a diferença para viver com mais alegria e disposição.
  • Adotar hábitos de vida saudáveis: Não existe envelhecimento saudável sem a construção de hábitos benéficos: praticar atividades físicas, alimentar-se bem, evitar o consumo de álcool e cigarro e saber gerenciar o estresse são práticas que fazem parte de uma boa qualidade de vida.
  • Prevenção de doenças: É preciso estar alerta e saber identificar os sinais que o corpo dá quando algo não vai bem. Prevenir doenças envolve vacinar-se, ter boa higiene, cuidar de problemas de saúde crônicos e fazer exames para detectar precocemente doenças mais graves como câncer.

Na Bem te quero 60+ acreditamos que todos podem viver ao máximo as belezas da maturidade! Por isso, reunimos uma equipe de profissionais de diferentes áreas para te ajudar a cuidar da sua saúde. Continue navegando no site e agende uma consulta!

Deixe um comentário