Ler para viver mais: a importância da leitura na maturidade

Ler é um ato prazeroso e extremamente benéfico para o desenvolvimento do pensamento crítico, da preservação da memória e também amplia nossos conhecimentos de maneira geral, independentemente do que está sendo lido.

A leitura é uma forma de desenvolvermos a empatia e de aprendermos sobre outras visões do mundo.

É comprovado que envelhecer é um processo natural, em que alterações funcionais surgem de maneira discreta e podem facilitar o declínio cognitivo. Uma forma de prevenir é o hábito da leitura que pode ser também uma forma de prevenir demências (melhorando as sinapses que ocorrem entre os neurônios), além de trazer uma série de ganhos para a saúde física e mental.

Confira algumas delas:

– Desenvolvimento mental e cognitivo: a leitura estimula a mente e mantém o cérebro ativo. Ler ajuda a manter as habilidades cognitivas em funcionamento como: raciocínio lógico, memória e a capacidade de resolver problemas.

– Aprendizado contínuo: Por meio da leitura, é possível adquirir conhecimento sobre uma variedade de assuntos como ciência, história, literatura, filosofia…

– Expansão do vocabulário: a leitura regular nos expõe a uma ampla gama de palavras e expressões, o que pode ajudar a enriquecer nosso vocabulário e aprimorar habilidades de comunicação.

– Redução do estresse: ler pode ser uma forma relaxante de escapar das preocupações diárias. Ela permite que entremos em mundos diferentes, nos desconectando das pressões do cotidiano.

– Empatia e compreensão: quando lemos, estamos adentro em experiências e perspectivas de outras pessoas, o que pode aumentar nossa empatia e compreensão do mundo ao redor.

– Estímulo à criatividade: a exposição a diferentes estilos de escrita, narrativas e ideias nos permite exercitar nossa criatividade e imaginação.

– Manutenção das habilidades de comunicação: a leitura constante ajuda em nossa comunicação verbal e escrita, essencial para a vida e nossas interações sociais.

– Desenvolvimento pessoal: a leitura pode promover autodesenvolvimento, inspirando a refletir sobre nossas próprias experiências e a buscar compreensão mais profunda sobre nós mesmos.

– Prevenção do declínio cognitivo: vários estudos sugerem que manter o cérebro ativo por meio da leitura e do aprendizado contínuo pode ajudar a reduzir o risco de declínio cognitivo.

– Enriquecimento cultural: a leitura nos coloca diante a diferentes culturas, períodos históricos e pontos de vista, enriquecendo nossa compreensão do mundo e da diversidade humana.

A leitura na maturidade é parte essencial do amadurecimento saudável, nos trazendo a possibilidade de enriquecimento cultural, intelectual, criativo e emocional para uma vida mais rica e significativa.

Dica Bem te quero 60+

Se você ainda não sabe, tenho uma parceria muito bacana com a Livraria da Travessa do Ribeirão Shopping, que é o Clube da Leitura, mediado pelo escritor e professor Luiz Puntel e a comunicadora Ludmila Puntel.

Quinzenalmente são realizados encontros presenciais dentro da livraria onde são discutidas grandes obras literárias propostas previamente nas Redes Sociais.

Ótima ideia para incentivar o hábito de ler, não é mesmo?

Para saber mais, clique no botão QUERO APRENDER ALGO NOVO aqui da minha plataforma.

Texto revisado por: Julia De Stéfani Cassiano, Médica Oncologista Clínica pela Universidade de São Paulo USP-SP, Co-Fundadora da Bem te quero 60+. CRM 157519-SP

Deixe um comentário