Zumbido no ouvido: conheça as causas e como tratar esse problema
Você já sentiu um forte desconforto causado pelo zumbido no ouvido? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em torno de 20% da população mundial possui algum grau de perda auditiva ou sofre com o zumbido. Também chamado de tinnitus, o zumbido pode afetar muito a vida da pessoa, prejudicando a concentração, sono e bem-estar. Essa condição pode ser causada por vários fatores – deformações odontológicas, diabetes, problemas vasculares e cardíacos estão entre as causas mais comuns.
É importante esclarecer que o zumbido não é uma doença, e sim um sintoma de algo! Ele pode ser ter diferentes intensidades – e ser percebido pelo paciente de forma mais intensa ou mais leve – ter curta duração ou durar muito tempo quando não tratado corretamente. Na grande maioria dos casos, é sinal de perda auditiva, por isso, é importante ficar atento! Alguns hábitos e condições médicas podem ser fatores de risco, como: tabagismo, consumo exagerado de álcool. uso de fones de ouvido com volume muito alto, colesterol elevado, excesso de cera no ouvido, problemas na articulação da mandíbula, consumo de cafeína e açúcar e infecções no sistema auditivo.
Como os motivos que causam o zumbido são bem variados, é fundamental fazer uma avaliação com um profissional. Os tratamentos utilizados são:
Aparelhos auditivos
Geralmente a causa do zumbido no ouvido está ligada à perda auditiva, então o uso de aparelhos é uma ótima opção de tratamento, melhorando a saúde auditiva geral.
Terapia de som
Esta técnica utiliza sons do ambiente para reduzir a percepção do zumbido. uso dos chamados ruídos brancos, por exemplo, evita o silêncio e o paciente não presta tanta atenção ao zumbido.
Mudanças na dieta
Como o zumbido pode ser causado pelo consumo em excesso de doces, gordura saturada e café, algumas alterações na dieta melhoram a qualidade de vida do paciente.
O zumbido no ouvido tem tratamento e impacta diretamente na sua qualidade de vida! A Thais Danelon, fonoaudióloga e parceira do meu site, pode te orientar no tratamento. Clique aqui para acessar!