Os 7 pilares do autocuidado
Ao falarmos em longevidade e qualidade de vida, é impossível não mencionar a importância do autocuidado. Essa palavra envolve muitos fatores e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é a capacidade individual de promover e manter a saúde, prevenir e lidar com doenças com ou sem o apoio de um profissional. Manter uma rotina de autocuidado pode ser um grande desafio para muitas pessoas. O trabalho, afazeres domésticos e demais tarefas do dia a dia acabam tomando todo o tempo e os momentos de autocuidado são deixados de lado.
Devido a sua relevância, a OMS definiu o autocuidado como um direito de todos os cidadãos. A agência especializada em saúde ainda estabeleceu os 7 pilares principais do autocuidado:
1 – Mantenha-se informado sobre saúde: busque artigos de fontes confiáveis e opiniões de profissionais da área para poder tomar decisões sobre sua saúde física e mental. Para te ajudar a manter-se bem informado, o perfil do Instagram e a newsletter da Bem te quero 60+ sempre trazem assuntos pertinentes sobre saúde e bem-estar!
2 – Conheça a si mesmo: saiba entender os sinais que o seu corpo dá e faça exames regularmente. Para fazer um check-up completo, agende uma avaliação ampla com o Geriatra da Bem te quero 60+ clicando aqui!
3 – Pratique exercícios físicos: a recomendação da OMS é realizar pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana. Nos botões de solução aqui do site, o QUERO ME MOVIMENTAR MAIS conta com profissionais especializados. Clique aqui para acessar!
4 – Alimentação saudável: uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas e nutrientes, é aliada de mais bem-estar. A Roberta Taveira, parceira Bem te quero 60+, é nutricionista com ênfase em longevidade e envelhecimento. Clique aqui para marcar um horário com ela!
5 – Evite atitudes de risco para a saúde: abandone hábitos nocivos como o cigarro e o consumo de bebida alcoólica.
6 – Tenha bons hábitos de higiene: cuide da sua saúde bucal e lave as mãos com frequência. Cuide da sua saúde bucal clicando aqui!
7 – Utilize Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP’s) de forma consciente: esses medicamentos, por não exigirem prescrição médica, são de mais fácil acesso – por isso, precisam ser utilizados de maneira correta e sem excessos.
Praticar o autocuidado diz respeito também à saúde mental! Saber gerenciar e controlar as emoções e sentimentos é fundamental para atravessar todas as fases da vida da melhor maneira possível, sabendo lidar com as situações sem grandes estresses. Isso também impacta na qualidade das relações que temos com outras pessoas e na forma como nos comportamos diante das adversidades.
Autocuidado é uma forma de demonstrar carinho e amor para si mesmo! Quando você começa a se cuidar com mais carinho, percebe como a qualidade de vida e o bem-estar melhoram consideravelmente. Na Bem te quero 60+ você conta com mais de 40 possibilidades de serviços especializados, de diversas áreas, todas voltadas para desfrutar de uma longevidade ativa, com segurança e independência. Clique aqui para conhecer todos os botões de solução!