Guia de cuidados com a pele na maturidade
A pele é o maior órgão do corpo humano, sendo uma barreira protetora contra as radiações ultravioletas e microrganismos nocivos. Com o passar dos anos, sua funcionalidade pode começar a declinar, nos deixando mais suscetível às agressões externas.
– Há a perda de colágeno e elastina (responsável por sustentar a pele)
– A pele pode ficar mais enrugada e fininha
– As glândulas sebáceas e sudoríparas diminuem (a pele fica mais seca e com mais dificuldade de se adaptar às temperaturas)
Dermatologistas indicam os cuidados com a pele em todas as fases da vida, mas na maturidade eles se tornam ainda mais importantes, devido a sensibilidade da pele, alterações na musculatura e a espessura que tende a ficar mais fina.
Isso pode causar:
– O surgimento de manchas
– Alterações de cores e texturas (mais áspera)
– Aparecimento de rugas mais profundas
– Ressecamento da região
Com essa nova fase da vida, novas rotinas devem ser implementadas: inclusive no diz respeito à pele. Para mantê-la saudável e recuperar a autoestima, alguns hábitos não só podem, como devem ser incorporados. Confira minhas orientações:
1. Capriche na hidratação:
Diariamente, após o banho, dedique um tempinho aplicando hidratante no corpo todo – inclusive no rosto. Existem produtos específicos para todo o tipo de pele – analise com o seu Dermatologista qual melhor se encaixa para você.
– Há hidratantes diferentes para o corpo e para o rosto, atente-se!
– Indico o uso do produto após o banho, pois é um momento onde os poros estão abertos e absorvem os nutrientes dos hidrantes de forma mais efetiva.
2. Protetor solar é seu melhor amigo!
Assim como beber água, o uso de protetor solar deve ser algo essencial. Ao levantar da cama e lavar o rosto, aplique-o no rosto, colo, pescoço e demais áreas que ficarão expostas.
– Aplique mesmo que não for sair de casa
– Caso saia, retoque de 2 em 2 horas
– Ele irá evitar o Câncer de Pele e previne o surgimento de manchas e rugas
3. Fique de olho na temperatura do banho
Banho quentinho é uma delícia, mas a água muito quente pode ser prejudicial para a pele, principalmente a do rosto (ah, e ao cabelo, também!). A água em altas temperaturas pode retirar a camada protetora da pele e fazer com que ela fique ainda mais ressecada.
– Prefira temperaturas mornas
4. Não descuide da alimentação e dos exercícios físicos
Essa combinação é essencial para a saúde como um todo! Nunca subestime o poder dos alimentos e dos pequenos exercícios que você pratica no dia a dia. Esses cuidados deixam a pele ainda mais brilhante e saudável.
5. Beber água impacta também na saúde da sua pele
Você provavelmente já está cansado (a) de ouvir ou ler sobre a importância de beber muita água durante o dia. Os benefícios para a pele são inúmeros, deixando-a hidratada, evitando uma aparência opaca e sem vida.
Preparado (a) para colocar essas orientações em ação?
Se precisar de suporte para cuidar da sua pele, não deixe de conferir os botões da minha plataforma e conhecer os profissionais e serviços disponíveis que irão te ajudar!