Faculdade aos 60+: Ser Calouro não é só “coisa” de jovem.
A educação é um direito fundamental para garantir uma melhor qualidade de vida para a sociedade. Ao ler as palavras calouros ou alunos, o que vem à sua mente? Provavelmente você deve ter visualizado um indivíduo abaixo de 20 anos, né? Isso acontece automaticamente e com frequência, pois muita gente desconhece que o perfil dos estudantes brasileiros é mais abrangente.
No Brasil, cerca de 14,6% da população tem 60 anos ou mais, o que equivale a 30,3 milhões de pessoas (segundo o IBGE), e é perceptível que há falta de conhecimento sobre os espaços ocupados por elas. É do meu conhecimento que grande parte desse número possui o sonho de concluir uma graduação ou dar continuidade aos estudos. Ou seja, os maduros querem preencher todos os setores da nossa sociedade, inclusive as salas de aula.
Percebi que algumas instituições educativas brasileiras, tanto de nível médio quanto superior, buscam desenvolver programas voltados para a inclusão 60+ em sua grade curricular. O objetivo desses projetos é estimular e mostrar que o ambiente escolar é um espaço aberto para receber alunos de todas as gerações.
Atualmente, os modelos de cursos se apoiam fortemente nos recursos digitais para ofertar um conhecimento mais amplo, tornando a tecnologia presente na rotina dos estudantes. Isso significa que, além de se aprofundar em alguma área das ciências, o aluno tem o incentivo de se aproximar da internet e do que ela tem a oferecer, algo que já é do interesse do público prateado.
Esse cenário proporciona inúmeros benefícios para que a longevidade seja mais saudável e satisfatória. São eles:
- Mais integração social e estímulo de interação
- Deixa o cérebro ativo e estimulado
- Promove a troca entre gerações
- Diminui os riscos de depressão e solidão
- Proporciona mais independência
- Abre porta para outros sonhos
Os maduros possuem muito conhecimento a oferecer e também estão ávidos para aprender, essa troca constante torna a experiência ainda mais satisfatória para quem tem vontade de embarcar nessa jornada.
É pensando nisso que minha Plataforma oferece profissionais e serviços especializados na educação 60+, com cursos focados na inclusão digital e outras áreas do conhecimento. Se você ficou com vontade de saber mais, é só acessar os botões de cuidado!
E você? Tem o sonho de estudar, mas se acha muito velho pra isso? Que tal se abrir e deixar esse pensamento ultrapassado para trás? Não se esqueça que conhecimento é bem-vindo em todas as fases da vida.