Dia internacional de conscientização sobre a Doença de Alzheimer!

21 de setembro foi o Dia internacional de conscientização sobre a Doença de Alzheimer e estou aqui para tratar deste assunto que precisa ser explorado, esclarecido e desmistificado.

A seguir, explico porque.

A Doença de Alzheimer é uma das mais temidas nos dias de hoje. E não é para menos, pois o número de novos casos têm aumentado muito nos últimos anos. Para se ter uma ideia, até 30 anos atrás o Alzheimer estava, aproximadamente, em trigésimo lugar na lista de doenças relacionadas com a idade. Hoje em dia, ela figura entre as 10 mais fatais.

O Alzheimer tem como característica principal a perda da memória, mas também afeta o raciocínio, a linguagem, promove alterações comportamentais e apresenta três estágios: leve, moderado e avançado. É uma doença irreversível, porém de progressão lenta. É somente entre as etapas moderada e avançada que o paciente passa a apresentar perda significativa de auto-suficiência. Porém, logo nos primeiros sinais, o Alzheimer já conduz a grandes desafios, tanto para o paciente quanto para familiares e amigos, já que todos nós passamos nossas vidas acumulando memórias, experiências de vida, cultivando relacionamentos, planejando coisas para o futuro e aí vem uma doença como Alzheimer e nossas memórias começam a ir embora, nossas experiências de vida vão ficando mais restritas, modificando nossas interações sociais.

Embora ainda não exista cura, o tratamento adequado pode minimizar os sintomas e seus impactos no dia a dia da pessoa. Mas existem outras boas notícias no horizonte: estudos científicos identificaram fatores de riscos para desenvolver demências que podem ser evitados ao longo da vida e atividades que podem ser implementadas, principalmente no avançar da idade, que ajudam a estimular o cérebro e prevenir ou retardar o aparecimento de doenças como Alzheimer.

Nossa participação na matéria da TV Record
12 fatores de risco para prevenção da demência apontados no estudo de 2020 de uma das mais consagradas revistas de medicina do mundo, a The Lancet.

Juntos, os 12 fatores de risco modificáveis ​​respondem por cerca de 40% das demências em todo o mundo e que poderiam teoricamente ser evitadas ou retardadas. 

A outra excelente notícia é que a Bem te quero 60+ nasceu justamente para trazer mais qualidade de vida a você, ou seu familiar, que esteja vivenciando a maturidade. Na nossa plataforma você encontra uma ampla opções de profissionais que estão prontos para te ajudar a ter uma maturidade com qualidade, e que vão te ajudar a previnir a Doença de Alzheimer. 

Vamos conhecer os fatores de risco modificáveis  e as opções que a Bem te quero 60+ te oferece? 

  1. Baixa educação: temos opções de cursos e atividades que estimulam a memória. Clique nos botões “aprender algo novo” e “melhorar a memória”
  2. Perda Auditiva: é o fator de risco com maior impacto, você sabia? E como está sua audição? Agende agora uma avaliação clicando aqui.
  3. Lesão cerebral por trauma físico: podem ser causadas por múltiplos fatores, como acidentes, esportes, etc. A queda é um dos mais comuns. Pessoas que fazem atividade física têm menor risco de queda, e consequentemente se protegem melhor de lesões cerebrais. Quer conhecer nossos profissionais? Navegue pelos botões “fazer exercícios” e “me movimentar melhor”
  4. Hipertensão: atividade fisica, dieta adequada e acompanhamento médico são fundamentais. Temos todas essas opções aqui na Bem te quero 60+ 😉
  5. Álcool em excesso: isso é um problema em sua vida? Também podemos te ajudar, clique aqui e encontre ajuda de profissionais super qualificados. 
  6. Obesidade: da mesma maneira que a hipertensão, atividade fisica, dieta adequada e acompanhamento médico vão te ajudar a perder peso de maneira saudável e segura. 
  7. Tabagismo: são diversas as estratégias para parar de fumar, e profissionais especializados em saúde mental e atividade fisica são ótimas opções.
  8. Depressão: a depressão por si só pode agredir o cérebro, aumentando o risco de demências. Além disso, aumenta o risco de outros fatores, como o isolamento social, aumento do consumo de álcool e cigarros, entre outros. A ajuda de um psiquiatra especializado em 60+  é fundamental. 
  9. Isolamento Social: imagina agora com a pandemia? Temos diversas opções para você ter mais convívio social, de maneira segura e confiável. Clique no botão “interagir mais”,  “aprender algo novo” ou “passear” e conheça todas elas. 
  10. Falta de atividade física: você reparou como a atividade física apareceu bastante até aqui? E não é à toa… É fundamental para uma vida saudável em qualquer idade. Mas fazer atividade física com um profissional qualificado e experiente em pessoas 60+ faz total diferença. Conheça aqui nosso time! 
  11. Poluição: por enquanto vamos ficar devendo essa… mas a Bem te quero 60+ tem planos para tornar o mundo em que vivemos, e isso inclui nosso meio-ambiente, um lugar cada vez melhor para se viver.
  12. Diabetes: não quero parecer repetitivo, mas é que também para o Diabetes as melhores opções são atividade fisica, dieta adequada e acompanhamento médico especializado 😉

Viu só como a maioria das opções está a seu alcance? Agora que você já conheceu esse time fantástico de profissionais, que tal começar a se prevenir? De um passo de cada vez, pode começar de pouquinho em pouquinho, mas comece, ok? 

Um grande abraço 

Vinícius Faria

Psiquiatra e Psicogeriatra

Co-fundador da Bem te quero 60+

Deixe um comentário