Conheça os principais distúrbios do sono e tratamentos disponíveis
O sono é um dos processos fisiológicos mais importantes para o bem-estar: noites bem dormidas garantem mais imunidade, humor regulado, melhora na memória e mais energia para enfrentar o dia. Com o passar dos anos, algumas pessoas podem sentir dificuldades para dormir, principalmente para atingir o sono reparador – quando comparados com pessoas mais jovens, os maduros podem levar mais tempo para dormir, sono mais leve e mais curto por causa da diminuição do sono REM.
Existem problemas de saúde que também podem interferir na qualidade do sono e precisam de tratamentos específicos. Conheça os alguns deles:
Apneia do sono
Acontece quando as vias aéreas ficam obstruídas total ou parcialmente durante o sono, diminuindo o fluxo de ar. Muitas pessoas podem ficar alguns instantes sem respirar. Esta doença pode atingir até 62% das pessoas acima de 60 anos, levando à insônia e outros problemas, como a elevação da pressão arterial. O seu tratamento é feito com a utilização do CPAP, equipamento responsável por ajustar a pressão do oxigênio que entra pelas vias aéreas. Para isso, é necessário o diagnóstico correto e avaliação pelo médico especialista.
Movimento Periódico das Pernas
Este distúrbio motor do sono é caracterizado por movimentos repetitivos das pernas e pés – muitas vezes, eles podem ser muitos bruscos e atingir também os braços. Ele é mais comum em pessoas que possuem SPI (Síndrome das Pernas Inquietas) e o diagnóstico é feito através de uma polissonografia com filmagem. O tratamento consiste em mudanças na dieta (como evitar o consumo de bebidas com cafeína) e uso de medicamentos.
Insônia
A insônia pode afetar até 57% das pessoas acima de 60 anos, especialmente mulheres. Alguns quadros de saúde mental podem desencadear a insônia, como ansiedade e depressão. O tratamento para este distúrbio pode variar dependendo da sua causa, incluindo mudança de hábitos, higiene do sono e prática de atividades físicas.
Outro ponto muito importante para noites bem dormidas é a higiene do sono: ir diminuindo os estímulos antes de dormir faz o corpo entender que é hora de “desacelerar”. O recomendado é evitar telas, criar um ambiente aconchegante, fazer refeições mais leves e evitar cafeína.
Se você está tendo problemas para dormir, procure um médico especialista! No meu site você encontra profissionais de diferentes áreas para te ajudar a viver com mais saúde e bem-estar. Acesse e conheça!