Como evitar quedas? Conheça orientações importantes
Entre os maduros, o risco de quedas é bem mais comum – de acordo com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, estima-se que, para cada 3 indivíduos com mais de 65 anos no Brasil, um deles sofre uma queda. Desses, a estimativa é que cerca de um em cada 20 tenha uma fratura ou necessite de internação. Segundo o Centro para Controle e Prevenção de Doenças, as causas das quedas envolvem:
- Fraqueza nos membros inferiores
- Dificuldades para andar
- Problemas de equilíbrio ou visão
- Dores nos pés
- Uso de calçados inadequados
- Efeitos colaterais de medicamentos
- Obstáculos domésticos ou na rua (como calçadas desniveladas, por exemplo)
Para prevenir esses acidentes e as suas complicações, conheça algumas orientações dos profissionais do meu site:
- Pratique exercícios físicos com frequência, focando em atividades para melhorar o equilíbrio e fortalecer a musculatura e os ossos.
- Faça adaptações na sua casa para evitar obstáculos. Utilize grades se for necessário, mantenha uma boa iluminação em todos os cômodos, dê preferência para camas mais baixas e utilize tapetes antiderrapantes.
- Tenha muito cuidado com as roupas e sapatos que você usa: se as calças forem compridas demais ou os sapatos desconfortáveis, os riscos de queda são maiores. Priorize o conforto!
- Realize check-ups médicos com frequência com profissionais especializados em amadurecimento.
Diminuir os fatores de risco que causam quedas é algo multifatorial, envolvendo cuidados médicos e ferramentas que possam dar mais autonomia e segurança. Mas você não está sozinho neste processo: conte com o auxílio e apoio dos profissionais da minha plataforma! Agende um horário agora mesmo sem precisar sair de casa.