É possível tratar a Doença de Parkinson e viver com mais qualidade de vida! Entenda como funciona

A doença de Parkinson é uma condição degenerativa que afeta o sistema nervoso central e compromete os movimentos. Os sintomas podem variar bastante de acordo com o paciente – geralmente, os primeiros que podem ser notados são movimentos ficando mais lentos e pequenos tremores nas extremidades das mãos. No início da doença, outros sintomas também estão associados, como dores, tonturas e rigidez muscular, por exemplo.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 200 mil pessoas no Brasil são atingidas pelo Parkinson e 1% da população mundial com idade superior a 65 anos tem a doença. A progressão deste distúrbio também costuma variar de paciente para paciente, mas costuma ser regular e sem mudanças muito drásticas. O diagnóstico da doença é feito com uma avaliação neurológica em que o profissional deve avaliar a presença dos seguintes sinais: tremores, lentidão e diminuição dos movimentos, rigidez e alterações na postura.

Embora não tenha cura, o Parkinson tem tratamento! O tratamento foca em retardar o progresso da doença e aliviar os sintomas, auxiliando o paciente a recuperar a qualidade de vida. Ele deve ser feito com uma equipe multidisciplinar (incluindo, além do neurologista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e psicólogo) e precisa ser individualizado e personalizado para garantir que todas as atividades da pessoa sejam mantidas. O primeiro passo é identificar tudo o que está atrapalhando o dia a dia do paciente e, a partir disso, traçar um plano de tratamento, que pode ser medicamentoso ou não.

A Dra. Manuelina Brito é neurologista, especialista em Parkinson e outros movimentos e parceira do meu site. Com um olhar integral sobre a saúde dos pacientes, ela contempla todos os componentes que podem interferir nos sintomas desta doença e não foca apenas no ajuste de medicamentos. A sua atuação é em uma clínica de atendimento multiprofissional para, quando necessário, solicitar avaliações complementares de outros profissionais. Para agendar uma consulta com a Dra. Manuelina, procure aqui no site o botão QUERO CUIDAR DE UM PROBLEMA DE SAÚDE!

Deixe um comentário