A importância das relações sociais para a maturidade
O convívio social e a criação de laços com amigos e família são de extrema importância durante toda a vida – e ainda mais fundamentais durante a maturidade. Neste período, ter uma vida social ativa contribui também para a melhora de aspectos cognitivos, estimulando diferentes áreas do cérebro. Manter a proximidade com outras pessoas e participar de diferentes atividades em grupo contribui para o maior bem-estar e saúde mental do maduro.
Amadurecer não significa deixar, aos poucos, de fazer coisas e praticar atividades prazerosas. Uma longevidade ativa e saudável também está relacionada à habilidade de cultivar relações de qualidade com outras pessoas! A ausência de relações sociais tem impactos muito negativos na vida e na rotina, podendo levar a sintomas depressivos e queda na capacidade cognitiva.
A inclusão digital é uma das maneiras de aumentar a participação social de pessoas acima de 60 anos. As várias oportunidades que a internet oferece permitem que esses maduros criem novas conexões, tenham espaço para discussões, fortaleçam laços e sintam-se ativos e parte de um grupo. Nesse sentido, a tecnologia torna-se uma poderosa aliada contra a solidão. Um exemplo é a realização de chamadas de vídeos com um amigo ou familiar que mora distante.
Para os prateados, as relações sociais trazem inúmeros benefícios, como:
- Prevenção de sintomas depressivos e ansiosos
- Mais ânimo e disposição para atividades do dia a dia
- Aumento da sensação de pertencimento, amparo e acolhimento
- Melhora na qualidade de vida
- Maior autoestima
- Incentivo para estudar e conhecer diferentes assuntos
- Maior conforto mental
A convivência social também aumenta o nível de satisfação com a vida, diminuindo os níveis de cortisol, hormônio do estresse. A minha plataforma possui diversas opções para quem busca ampliar o seu convívio e interação com outras pessoas. Acesse o site e conheça!