Como a fonoaudiologia e a tecnologia podem contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
“Zumbido também chamado de tinnitus, é a percepção de um som que não pode ser atribuído a uma fonte sonora externa. Ou seja, é a percepção de um som que não está sendo gerado no ambiente. Ele pode se assemelhar a sons de apito, chiado, sinos, grilos e outros.
⠀⠀
Alguns estudos apontam, que de cada cinco pessoas no mundo, uma vai se queixar de zumbido. No Brasil, esse sintoma atinge cerca de 28 milhões de pessoas.
⠀⠀
O zumbido pode ser contínuo ou intermitente, pode sofrer alterações relacionadas a estresse emocional, ingestão de determinados alimentos, hipertensão arterial, entre outros.
⠀⠀
O zumbido é o terceiro pior sintoma que mais causa incômodo, ficando atrás apenas de dor crônica e tonturas intensas e intratáveis. Em casos mais graves, o zumbido pode interferir no sono e na concentração, causando ansiedade e até mesmo depressão.
⠀⠀
Não existe uma causa específica para o aparecimento do zumbido. Ele pode estar associado a perda auditiva, infecções no ouvido, ingestão de determinados medicamentos, exposição prolongada ao ruído, entre outros. Por esse motivo, não existe um tratamento único para o zumbido.
⠀⠀
Muitas vezes a causa do zumbido não é identificada e além disso, a eficácia do tratamento depende de outros fatores desde a resposta individual do paciente, persistência, disciplina e principalmente do esforço conjunto entre os profissionais envolvidos e o paciente.
⠀⠀
É necessário conhecer as particularidades de cada um, o estilo de vida pessoal e profissional, doenças associadas, alimentação e até mesmo genética influenciam no surgimento e no avanço do zumbido.
⠀⠀
É preciso um diagnóstico preciso e personalizado para a escolha do tratamento mais apropriado. No tratamento é sempre possível melhorar a relação do indivíduo com o zumbido, e assim recuperar uma vida tranquila.
⠀⠀
Atualmente trabalho com a marca Starkey de Aparelhos auditivos, a qual pesquisa o zumbido profundamente. Oferecemos um tratamento diferenciado para quem sofre deste sintoma. Os aparelhos auditivos vem com a possibilidade de gerador de som em todas as linhas, desde o menor aparelho auditivo do mundo da categoria RIC (receptor no canal). Pode ser usado por pessoas que tem audição normal, como também para todos os graus de perda auditiva. Os aparelhos auditivos oferecem a combinação de 4 produtos em um só:
• Aparelho auditivo para pessoas com perdas auditivas.
• Gerador de som para tratamento de zumbido (para casos de hiperacusia e audição normal).
• Modo combinado: aparelho auditivo e gerador de som ao mesmo tempo.
• Terapia de Som.
O aparelho com gerador de ruído é um suporte aos sintomas do zumbido e não uma cura para as causas.
Thaís Danelon é fonoaudióloga, especialista em audição e zumbido. Ela é autora deste artigo e foi convidada da live que aconteceu dia 16 de setembro com transmissão ao vivo pelo perfil do Instagram @bemtequero60.